Problemas em viagens

As companhias aéreas e as agências de viagens com grande frequência causam diversos problemas prejudiciais aos consumidores.
Situações como atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e overbooking, dentre outros, gera ao passageiro prejudicado a possibilidade de ser ressarcido pelos prejuízos financeiros apurados e indenizado moralmente.

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Problemas em viagens

Uma viagem é um momento especial, seja porque foi planejado há muito tempo para ser um momento de descanso, lazer ou reencontros, seja porque muitas vezes tem cunho profissional e tudo precisa ocorrer perfeitamente.

Contudo, infelizmente, o setor de aviação comercial apresenta com grande frequência uma série de problemas prejudiciais aos passageiros. Os mais comuns são:

  • Atraso ou cancelamento de voo
  • Extravio de bagagem
  • Overbooking e outros problemas

Na sequência, instruções de o que deve ser feito em cada situação e quais são os seus direitos como consumidor

Atraso ou cancelamento de voo

Sempre que o atraso ou cancelamento do voo resultar em chegada ao destino mais de 4 horas após o previsto, a companhia aérea deve indenizar o passageiro, se o problema se deu por motivos operacionais seus e não houve o atendimento adequado.

Sabe quais são os seus direitos durante o atraso ou cancelamento de voo?

O consumidor tem direito a ser sempre informado pela companhia aérea sobre o motivo do atraso ou cancelamento. Aliás, a companhia aérea tem a obrigação de emitir uma declaração formal, por escrito, informando o motivo do atraso ou cancelamento (exija isso!).

O consumidor também deve receber as seguintes assistências:

  • Quando a espera for superior à 1 hora: meios de comunicação, tais como wi-fi ou telefone
  • Quando a espera for superior à 2 horas: alimentação adequada, conforme a necessidade de cada consumidor.
  • Quando a espera for superior à 4 horas: acomodação e/ou locomoção para o hotel ou onde o consumidor desejar ir.

Como proceder quando há atraso ou cancelamento de voo

É muito importante saber o motivo do atraso ou cancelamento do voo. O ideal é solicitar à companhia aérea a declaração formal, por escrito, informando o motivo do atraso ou cancelamento (exija isso!).

Exija as assistências listadas no tópico anterior. Na hipótese de ter dificuldade para receber assistência da companhia aérea para comunicação, alimentação, acomodação e transporte, e suportar algum prejuízo financeiro, guarde todos os comprovantes de despesas.

É interessante registrar por meio de fotos ou vídeos situações ou transtornos incomuns, tais como filas, atendimento inadequado ou constrangimento.

Extravio de bagagem

Esse acontecimento é fruto da mera desorganização operacional da companhia aérea, que por desleixo ou negligência não cumpre a sua obrigação de zelar pelos pertences dos passageiros deixados sob seus cuidados.

Modalidades de extravio de bagagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) define que há 2 modalidades de extravio de bagagem:

  • Extravio de bagagem temporário, que é quando a bagagem fica extraviada por menos de 7 dias em voo nacional ou menos de 21 dias em voos internacionais.
  • Extravio de bagagem definitivo, que é quando a bagagem fica extraviada por mais de 7 dias em voo nacional ou mais de 21 dias em voos internacionais.

Ambas as modalidades são prejudiciais e passivas de restituição dos prejuízos financeiros apurados e indenização a título de danos morais, mas, obviamente, o extravio de bagagem definitivo é muito mais grave.

O que fazer quando a bagagem é extraviada

Procure a companhia aérea logo após o desembarque e relate o fato, preenchendo um relatório de irregularidades com a bagagem fornecido pela própria companhia aérea. Exija uma cópia desse documento ou ao menos o número do protocolo.

Caso tenha alguma despesa não prevista com itens de uso pessoal, higiênicos ou roupas, guarde todos os cupons fiscais ou notas fiscais.

Quais são os direitos do consumidor nessas situações?

Quando a bagagem for localizada, deve ser entregue pela companhia aérea no endereço indicado pelo consumidor, sem nenhum custo.

A companhia aérea deve restituir todas as despesas suportadas pelo consumidor em razão do extravio. Isso deve acontecer em até 7 dias após o envio dos cupons fiscais ou das notas fiscais.

O que é overbooking?

Overbooking é uma prática abusiva e ocorre porque a companhia aérea comercializa mais passagens aéreas do que a capacidade da sua aeronave, ou seja, mera desorganização operacional sua. Os primeiros passageiros a fazerem o check in conseguem embarcar normalmente, os demais passageiros simplesmente são preteridos.

O consumidor prejudicado tem o direito de ser reacomodado no primeiro voo disponível e receber da companhia aérea assistência para comunicação, alimentação, acomodação e transporte durante o período de atraso, que não pode exceder 4 horas.

E o “no show” é abusivo?

Na grande maioria das vezes o passageiro adquire da companhia aérea o voo de ida e de volta. Paga pelos 2 trechos. Porém, pode acontecer de o passageiro não conseguir embarcar no voo de ida e mesmo assim realizar a viagem.

O problema acontece na volta: a companhia aérea impede que o passageiro embarque no voo por não ter utilizado o voo de ida. Isso é inadmissível e configura uma conduta abusiva contra o consumidor, que gera a possibilidade de indenização e ressarcimento de eventuais despesas.

Outros problemas

Há outras situações inaceitáveis, tais como: (i) downgrades de lugares, isto é, pagar por um lugar e viajar em outro inferior; (ii) multas abusivas pelo cancelamento da passagem aérea, que superem 30% do valor pago; (iii) erro na grafia do nome do passageiro que atrapalhe o embarque e a viagem; (iv) demora excessiva no atendimento; (v) constrangimento em voo, causado pela tripulação ou mesmo por outro passageiro.

E quais medidas que podem ser adotadas após problemas em viagens?

O consumidor prejudicado por exigir que a companhia aérea lhe restitua o eventual prejuízo financeiro apurado. Também, dependendo das particularidades do caso, pode exigir uma indenização a título de danos morais.

Nos conte exatamente o que aconteceu, vamos te ajudar.

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