Existem diversas situações indesejadas que o consumidor é submetido diuturnamente. Nestas situações o consumidor também deve permanecer alerta quanto aos seus direitos, haja vista que muitas vezes são lesados sem sequer perceberem.
Existem diversas situações indesejadas que o consumidor é submetido diuturnamente. Nestas situações o consumidor também deve permanecer alerta quanto aos seus direitos, haja vista que muitas vezes são lesados sem sequer perceberem.
O consumidor que perde tempo em contato com o SAC (Central de Atendimento ao Cliente) de uma empresa, tentando resolver um problema que não deu causa, merece ser indenizado.
O nosso tempo é precioso e deve ser dedicado exclusivamente àquilo que nos interessa. Quando há a necessidade de perda de tempo para corrigir ou solucionar um problema causado pela empresa, não é justo que não haja alguma compensação para a lamentável situação.
Claro que a situação não pode ser banalizada. Quando o problema é corrigido com facilidade, após um simples contato, podemos considerar que é uma situação comum, que até gera frustração, mas que qualquer um estaria sujeito nas relações consumeristas.
O problema é que muitas vezes o consumidor não é tratado com respeito ou dignidade pela empresa. Desperdiça várias horas do seu dia e em dias diferentes, EM VÃO. Quando isso ocorre, estamos diante de uma prática abusiva.
Os nossos tribunais de justiça denominam a perda de tempo do consumidor como “desvio produtivo” e têm estipulado indenizações a título de danos morais, que variam entre R$ 5.000,00 a R$ 12.000,00, dependendo das particularidades.
Ocorrendo essa situação, a recomendação é que preserve todos os protocolos (são importantes). Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.
O consumidor não pode ser importunado pelas empresas para que pague uma dívida. Contudo, em algumas situações, a importunação é tão grande que gera constrangimento, além de todo o estresse causado pela situação.
Se ocorrer ligações, mensagens de texto, mensagens via whats app ou e-mails em excesso, há o entendimento de que o consumidor teve o seu sossego abalado, o que é uma prática abusiva.
Também é inadmissível ligações fora do horário comercial, nos finais de semana e feriados ou contatos realizados com pessoas terceiras, como parentes e amigos.
Ocorrendo essa situação, a recomendação é a formalização da insatisfação diretamente no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros que demostrem as cobranças em excesso.
A pontualidade é algo que deve estar intrínseco à atuação de qualquer empresa. Um consumidor ao contratar um serviço ou comprar um produto, automaticamente cria uma expectativa.
A frustração dessa expectativa do consumidor pela impontualidade da empresa é algo muito ruim. Afinal, trata-se de mera desorganização operacional.
Imprevistos realmente acontecem a todo momento. Então, não há de se reclamar quanto à pequenos atrasos, mas há muitas situações que fogem do comum. E pior ainda, em muitas dessas situações os consumidores são tratados com desleixo e indiferença, pois ficam até privados de informações sobre o prazo de execução do serviço contratado ou de entrega do produto adquirido.
Ocorrendo essa situação, a recomendação é que preserve todos os protocolos (são importantes). Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.
Não é um acontecimento muito comum, mas ocorre: o bloqueio indevido de conta corrente. Nessa situação o consumidor é privado pelo banco de acessar ou movimentar a conta corrente.
As vezes trata-se de um mero erro operacional, as vezes devido a uma suspeita de fraude (o banco justifica que identificou uma movimentação incomum).
De qualquer forma, independentemente do motivo, o banco não deve adotar tal medida sem que antes faça um contato prévio com o consumidor, a fim de tratar da situação pontualmente.
Isso, pois, obviamente, o consumidor privado de acesso ou movimentação da sua conta corrente passa a apurar transtornos, podendo ter sérias dificuldades no seu dia a dia.
Quando isso ocorrer, a recomendação é que preserve todos os protocolos de atendimento, inclusive, os de atendimentos presenciais. Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.
Em qualquer situação que se sentir prejudicado, conte com a gente. O nosso escritório, BCA – Bento Carvalho Advocacia, é especializado em Direito do Consumidor e, certamente, poderá lhe ajudar.
Basta preencher a solicitação de contato abaixo: