Demais problemas

Existem diversas situações indesejadas que o consumidor é submetido diuturnamente. Nestas situações o consumidor também deve permanecer alerta quanto aos seus direitos, haja vista que muitas vezes são lesados sem sequer perceberem.

SOLICITAR ATENDIMENTO
Página inicial Atuação Demais problemas

Perda de tempo em contato com o SAC (Central de Atendimento ao Cliente)

O consumidor que perde tempo em contato com o SAC (Central de Atendimento ao Cliente) de uma empresa, tentando resolver um problema que não deu causa, merece ser indenizado.

O nosso tempo é precioso e deve ser dedicado exclusivamente àquilo que nos interessa. Quando há a necessidade de perda de tempo para corrigir ou solucionar um problema causado pela empresa, não é justo que não haja alguma compensação para a lamentável situação.

Claro que a situação não pode ser banalizada. Quando o problema é corrigido com facilidade, após um simples contato, podemos considerar que é uma situação comum, que até gera frustração, mas que qualquer um estaria sujeito nas relações consumeristas.

O problema é que muitas vezes o consumidor não é tratado com respeito ou dignidade pela empresa. Desperdiça várias horas do seu dia e em dias diferentes, EM VÃO. Quando isso ocorre, estamos diante de uma prática abusiva.

Os nossos tribunais de justiça denominam a perda de tempo do consumidor como “desvio produtivo” e têm estipulado indenizações a título de danos morais, que variam entre R$ 5.000,00 a R$ 12.000,00, dependendo das particularidades.

Ocorrendo essa situação, a recomendação é que preserve todos os protocolos (são importantes). Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.

Cobranças constante e constrangedoras

O consumidor não pode ser importunado pelas empresas para que pague uma dívida. Contudo, em algumas situações, a importunação é tão grande que gera constrangimento, além de todo o estresse causado pela situação.

Se ocorrer ligações, mensagens de texto, mensagens via whats app ou e-mails em excesso, há o entendimento de que o consumidor teve o seu sossego abalado, o que é uma prática abusiva.

Também é inadmissível ligações fora do horário comercial, nos finais de semana e feriados ou contatos realizados com pessoas terceiras, como parentes e amigos.

Ocorrendo essa situação, a recomendação é a formalização da insatisfação diretamente no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros que demostrem as cobranças em excesso.

Demora na execução de um serviço ou na entrega de um produto

A pontualidade é algo que deve estar intrínseco à atuação de qualquer empresa. Um consumidor ao contratar um serviço ou comprar um produto, automaticamente cria uma expectativa.

A frustração dessa expectativa do consumidor pela impontualidade da empresa é algo muito ruim. Afinal, trata-se de mera desorganização operacional.

Imprevistos realmente acontecem a todo momento. Então, não há de se reclamar quanto à pequenos atrasos, mas há muitas situações que fogem do comum. E pior ainda, em muitas dessas situações os consumidores são tratados com desleixo e indiferença, pois ficam até privados de informações sobre o prazo de execução do serviço contratado ou de entrega do produto adquirido.

Ocorrendo essa situação, a recomendação é que preserve todos os protocolos (são importantes). Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.

Bloqueio indevido de conta corrente

Não é um acontecimento muito comum, mas ocorre: o bloqueio indevido de conta corrente. Nessa situação o consumidor é privado pelo banco de acessar ou movimentar a conta corrente.

As vezes trata-se de um mero erro operacional, as vezes devido a uma suspeita de fraude (o banco justifica que identificou uma movimentação incomum).

De qualquer forma, independentemente do motivo, o banco não deve adotar tal medida sem que antes faça um contato prévio com o consumidor, a fim de tratar da situação pontualmente.

Isso, pois, obviamente, o consumidor privado de acesso ou movimentação da sua conta corrente passa a apurar transtornos, podendo ter sérias dificuldades no seu dia a dia.

Quando isso ocorrer, a recomendação é que preserve todos os protocolos de atendimento, inclusive, os de atendimentos presenciais. Também registre a insatisfação no canal de ouvidoria da empresa, nas redes sociais e no site www.reclameaqui.com.br. Preserve todos os registros.

Em qualquer situação que se sentir prejudicado, conte com a gente

Em qualquer situação que se sentir prejudicado, conte com a gente. O nosso escritório, BCA – Bento Carvalho Advocacia, é especializado em Direito do Consumidor e, certamente, poderá lhe ajudar.

Precisa de ajuda?

Basta preencher a solicitação de contato abaixo:

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de serviço confira.
    Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
    plugins premium WordPress