As companhias aéreas e as agências de viagens com grande frequência causam diversos problemas prejudiciais aos consumidores. Situações como atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e overbooking, dentre outros, gera ao passageiro prejudicado a possibilidade de ser ressarcido pelos prejuízos financeiros apurados e indenizado moralmente.
O consumidor não por ter seu nome negativado indevidamente, essa é uma prática abusiva e passiva de indenização a título de danos morais, isso acontece quando: (i) o consumidor for cobrado por algo que não comprou ou contratou, (ii) quando a dívida já estiver paga, (iii) quando a cobrança se der após o cancelamento do serviço; ou (iv) quando o valor devido for oriundo de alguma fraude ou golpe.
Os serviços de telefonia e internet, água e energia elétrica são considerados essenciais para a vida humana.Caso algum desses serviços seja suspenso indevidamente pela empresa ou caso a empresa demore para restabelecê-los, é cabível medidas judiciais para a regularização da situação e passivo de indenização a título de danos morais.
Pode acontecer de o plano de saúde negar a um consumidor plenamente adimplente o atendimento ou internação em um hospital ou mesmo a realização de um exame necessário. A negativa ocorre por mero erro operacional do plano de saúde e pode até trazer riscos à vida do consumidor.
O consumidor pode ser prejudicado de diversas formas quando adquire um imóvel. Essas são algumas das situações mais comuns: atraso da obra, imóvel entregue diferente do prometido, menor do que a planta indica, taxa SATI e taxa de Cessão, financiamento com juros exorbitantes, obrigações ou condições abusivas para a rescisão.
Existem diversas situações indesejadas que o consumidor é submetido diuturnamente. Nestas situações o consumidor também deve permanecer alerta quanto aos seus direitos, haja vista que muitas vezes são lesados sem sequer perceberem.